Pontalaia Apartamentos

Atrações

Locais que não pode deixar de visitar durante a sua estadia no Algarve

Fortaleza de Sagres

Sagres, zona de cruzamento de rotas entre o mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico, porto de pescadores e comerciantes de várias nações, mas também, zona assolada por corsários. A imponente fortificação de Sagres é o prolongamento humano do rochedo natural e foi durante séculos a principal praça de guerra de um sistema defensivo marítimo geo-estratégico.A política da Expansão portuguesa nos séculos XV e XVI levou à fundação da Vila do Infante. Assim, Vila do Infante e Sagres confundem-se no desenrolar dos tempos.Integrando o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o Promontório de Sagres apresenta uma interessante biodiversidade faunística e florística e endemismos únicos que todos os visitantes podem observar.Sagres, lugar de memória onde a natureza, o sagrado e o homem se conjugaram desde sempre de forma simbiótica, geradora de cultos religiosos e mitos históricos, políticos, turísticos merece a sua visita!

Pontalaia Apartamentos
Pontalaia Apartamentos

Cabo de S. Vicente

Andando pelo Algarve, chegamos ao extremo da Europa. Alguns quilómetros depois de Lagos, entramos na área protegida da Reserva Natural da Costa Vicentina, e em outro Algarve longe da confusão das áreas turísticas mais conhecidas. Aqui, nos confins da Europa, pode-se respirar o ar não poluído do Atlântico. Sagres é o último assentamento na Europa continental, uma pequena cidade com um hippie, surfista e amante da vida natural. Um lugar ainda com poucos serviços sofisticados que nos concilia com as coisas simples da vida e cheias de imagens maravilhosas para guardar na memória. Se o seu caminho o levar a Sagres, pode saber que a sua história está intimamente ligada ao épico das descobertas portuguesas, pois foi aqui que os grandes navegadores que “deram novos mundos ao mundo” foram formados no século XVI, mais precisamente na escola de navegação que ficava em Fortaleza que ainda pode ser visitada hoje. Você também pode visitar algumas aldeias com interessantes igrejas barrocas, como Vila do Bispo, Raposeira ou Guadalupe. Há também praias maravilhosas, um paraíso para os surfistas e amantes da natureza, escondidos entre impressionantes falésias: Zavial, Burgau, Beliche, Tonel, Castelejo e Cordoama. E o Cabo de São Vicente, cujo farol continua a guiar hoje em dia todos os navios que saem da Europa para atravessar o Atlântico. Todos os dias há um dos espetáculos mais maravilhosos que podemos testemunhar todos os dias: o pôr do sol sobre o Atlântico. Adeus à luz. Uma experiência que recomendo vivamente. Este cantinho tem uma bela paisagem que ainda permanece selvagem, varrida pelo vento e castigada pelo sol, uma costa íngreme sobre um bravo mar ao alcance da mão.

Porto da Baleeira

No porto da Baleeira você pode ver os barcos retornando do trabalho e a venda do peixe em Docapesca.

Pontalaia Apartamentos
Pontalaia Apartamentos

Praia da Mareta

É a primeira praia da costa sul, entrando na ampla baía que se eleva a leste do cabo de S. Vicente, que a protege dos ventos e ondulações dominantes. Situado na vila de Sagres, Mareta é uma praia urbana e muito popular, apreciada para banhos tranquilos e um bom ponto de partida para canoagem ou mergulho nas cavernas submersas da enseada. A praia de 800 metros de comprimento é emoldurada por falésias calcárias que se erguem no final da praia, com a linha reta do Cabo de São Vicente marcando a paisagem. Nestas formações rochosas destacam-se enormes cavernas e plataformas de calcário colonizadas por plantas vistosas como o pampilho marítimo. Andando a leste, a praia fica mais calma.

Praia do Tonel

Embora menos abrigada que o Beliche, esta praia ainda se insere na enseada delimitada pela ponta de Sagres e cabo de S. Vicente. Do areal avista-se o recorte retilíneo dos alcantilados da ponta de Sagres e a Fortaleza de Sagres, uma construção do séc. XVI, com uma capela do séc. XIV no seu interior que se diz ter albergado a sepultura de S. Vicente. Avista-se também o cabo de S. Vicente e o seu farol, no extremo oposto da enseada. O acesso pedonal para a praia faz-se por uma rampa larga talhada na arriba de cores quentes, onde se podem observar ravinamentos muito marcados, esculpidos pela escorrência da água das chuvas. O areal estende-se para sul, ao longo do qual se pode apreciar o recorte da arriba calcária e vegetação que a coloniza, como o funcho-do-mar e a salgadeira, plantas resistentes à salugem.

Pontalaia Apartamentos
Pontalaia Apartamentos

Praia do Beliche

A Praia do Beliche é uma praia com vigilância balnear do concelho de Vila do Bispo, nas proximidades do Cabo de São Vicente e da praia do Tonel. É constituída por um areal, situada no fundo de uma pequena baía escavada na falésia, sendo muito procurada pelos surfistas. Trata-se de uma praia muito tranquila.